Como saber se a casa é mal-assombrada antes de comprá-la

Passos tarde da noite. Música tocando do além. Luzes piscando. Sombras inexplicáveis. Os fãs de terror podem se emocionar ao se mudar para uma casa com um passado assombrado, mas outros podem ver isso como um pesadelo.

Não nos surpreenderia saber que casas que tiveram histórias de tragédias, como a casa do assassinato de Manson, em Los Feliz, ou a casa “In Cold Blood” apresentam alguma atividade paranormal. O mesmo vale para casas em cidades com histórias notoriamente horríveis, como Salem, também nos Estados Unidos, onde pessoas acusadas de feitiçaria foram executadas ou morreram na prisão no ano de 1600.

+ Pânico: você pode alugar a casa do filme por apenas R$ 27 no Halloween. Saiba mais!

+ Casa mal-assombrada: 12 fotos de descobertas assustadoras que as pessoas fizeram em suas novas casas

+ Espelho mágico abandonado em museu reflete imagem misteriosa sob a luz

Dicas para saber se a casa é assombrada. Foto: Pexels
Dicas para saber se a casa é assombrada. Foto: Pexels

“Salem é um dos mercados onde exerço o mercado imobiliário, e você nunca sabe o que está atrás das portas”, diz Dana Bull, corretora de imóveis da Sagan Harborside Sotheby’s International Realty, em Marblehead.

Mas, não há como saber exatamente o que aconteceu durante a história de uma casa – e o que ainda pode acontecer.

Pesquise informações na internet sobre a casa.
Pesquise informações na internet sobre a casa.

“Os vendedores podem ou não estar cientes de fantasmas ou outras atividades estranhas e paranormais, e quase nenhum dos contratos de imóveis tem cláusulas ou perguntas sobre essas coisas. Além disso, há o fato de que a maioria dos compradores em potencial não acredita no paranormal”, diz Jane Phillips, investigadora psíquica, médium e paranormal da Geyser Energy Clearing Services, em Santa Fé.

Pergunte aos vizinhos o que sabem da casa.
Pergunte aos vizinhos o que sabem da casa.
O que fazer para saber?

Portanto, no espírito do Halloween, tem gente que prefere ter precaução para evitar comprar uma casa mal-assombrada. Porque depois de ficar acordado para assistir filmes de terror tarde da noite, você quer poder adormecer sem medo em sua própria casa.

Então, se você acredita em fantasmas ou não (ou apenas nas primeiras horas da madrugada), veja como saber se a casa é assombrada ou não. É melhor prevenir do que remediar, certo?

1. Pesquise a casa

A boa e velha pesquisa geralmente pode revelar informações sobre uma casa. “Sempre procure no Google o endereço antes de comprar uma casa. Você pode se surpreender com o que aparece”, diz Bull. Olhe para recortes de jornais e registros históricos para ver se alguma morte aconteceu naquela casa que você deveria estar ciente.

Além disso, pesquise a terra em que a casa foi construída – ela fica em um antigo campo de batalha ou em um antigo cemitério? “No Novo México, temos muitas energias nativas americanas presas em ou perto de propriedades que precisam ser transferidas”, diz Phillips.

2. Fale com os vizinhos

Os vizinhos geralmente têm todas as informações sobre todas as coisas que acontecem no bairro, e isso provavelmente inclui rumores sobre uma casa mal-assombrada. Se você vir algum vizinho passeando com o cachorro ou varrendo folhas, tente conversar com eles, principalmente aqueles que moram no bairro há algum tempo. “Não surpreendentemente, alguns vendedores podem ficar de boca fechada sobre atividades paranormais, então é melhor conversar com os vizinhos”, diz Bull.

3. Verifique o histórico de compra, venda e reparo da casa

Outra informação que pode revelar algumas pistas interessantes sobre o passado da casa está em seu histórico de compra e venda. A casa perdeu valor? Tem um histórico de ser comprado e vendido várias vezes ao longo dos anos? Isso pode significar que há algo estranho na casa que impede as pessoas de se estabelecerem.

“Se é algo que você está nervoso, pergunte! Os vendedores e seus representantes são obrigados a divulgar o que sabem quando fazem uma pergunta direta”, diz Bull.

Phillips diz também para investigar se houve uma quantidade incomum de reparos na propriedade nos últimos anos, o que pode indicar atividade paranormal. “Eu limpei casas simplesmente porque os proprietários tiveram três aquecedores de água quebrados em um ano, ou porque sua lista de reparos era interminável”, diz Phillips.

4. Chame os caça-fantasmas

Quer ter certeza de que seu futuro lar não é habitado por uma presença fantasmagórica? Chame os profissionais. Um investigador paranormal pode realizar serviços que visam limpar a casa de energias não convidadas.

Phillips realizou 300 limpezas de espíritos indesejados, principalmente residenciais e para agentes imobiliários.

“Recomendo que qualquer pessoa que compre uma nova residência contrate um profissional para fazer a limpeza de energia paranormal antes de se mudar para o espaço”, diz Phillips. “Nós organizamos a limpeza física de nossas casas, e é uma boa prática também limpar os energéticos.”

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:

+ Como saber se a casa está assombrada? Veja o passo a passo de uma caça-fantasmas!

+ Descubra por quê preto e laranja são as cores do Halloween

+ Melhores ideias de decoração de Halloween para sua casa

Back to top